Carta da Gestão – Abril/2024

Machine Learning: Primeiros Passos

Carta em pdf

Os avanços iniciais no projeto de Machine Learning (ML) mencionado na carta de dezembro de 2023 são bastante promissores. A aplicação de ML na seleção de ações está revelando um horizonte otimista, e nossos testes preliminares indicam o potencial desta estratégia que considera tanto os fatores quantitativos das empresas quanto o cenário macroeconômico. Realizamos um backtest da estratégia no período de 01/01/2005 a 31/03/2024, dividindo-o em duas variações: uma concentrada em poucas ações e outra mais diversificada contendo mais ações, com o Ibovespa como benchmark. A Tabela 1 mostra que a estratégia com menos ativos apresenta retornos e volatilidade mais altos, enquanto a estratégia mais diversificada oferece retornos mais modestos e menor volatilidade, comparativamente ao Ibovespa, que apresenta menor retorno e maior risco.

A estratégia concentrada obteve um retorno nominal bruto acumulado de 2667,90%, enquanto a diversificada alcançou 1913,99%, em comparação com 389,02% do Ibovespa. O gráfico abaixo evidencia claramente a superioridade das estratégias em relação ao benchmark. A linha vertical vermelha destaca o início dos dados de teste, a partir de 2018, momento em que o modelo de Machine Learning não tem conhecimento prévio dos dados.

Gráfico de retorno de estratégias de machine learning desenvolvidas na Avantgarde Asset com duas estratégias: umas concentrada e outra diversificada.

Explorando a medida de risco conhecida como drawdown, destacamos dois indicadores cruciais: o Máximo Drawdown (MDD) e o Drawdown mais Longo. O MDD representa a maior perda que um investimento pode sofrer durante o período analisado, enquanto o Drawdown mais Longo indica o número de dias necessários para recuperar-se do maior período de perda contínua. Conforme apresentado na Tabela 2, ambas as estratégias estão mostrando sinais positivos, com risco inferior ao do Ibovespa.

Máximo drawdown das estratégias de machine learning da Avantgarde

Por fim, apresentamos o retorno anual, peça fundamental para monitorar e avaliar o desempenho das estratégias.

Retorno anual de estratégias de machine learning desenvolvidas na Avantgarde Asset Management.

Os primeiros experimentos são promissores, embora reconheçamos que ainda há muitos ajustes a serem feitos. Estamos otimistas com o progresso inicial e comprometidos em aperfeiçoar ainda mais nossas estratégias. É mais um passo da gestora em busca contínua pela excelência.

Equipe Avantgarde Asset Management